![]() |
Acções em postos locais---> |
Os contabilistas nacionais trataram e carregaram todos os dados das fontes de que dispunham na base que inicializaram. Agora, é preciso efectuar uma primeira verificação da coerência global destes dados.
A missão relativa às pré-arbitragens apresentará os objectivos visados para cada grupo de dados: comércio externo, consumo final, consumo intermédio, emprego, FBCF, produção, impostos, margens de comercialização e de transporte, salários, existências. Serão detalhados os métodos a utilizar em cada caso.
Exercícios específicos do jogo de simulação permitem aos utilizadores familiarizarem-se com as técnicas utilizadas nas pré-arbitragens, em especial a elaboração de quadros cruzados dinâmicos e a sua utilização para a análise dos dados.
Os problemas a resolver são de diversos tipos:
Confrontação de duas fontes: por exemplo, confrontar os direitos de importação registados pelas alfândegas com os montantes recebidos pelo Estado.
Correcções do modo de valorização ou do momento de registo: assim, a produção é registada a preços de base, os impostos sobre os produtos com base no facto gerador, etc.
Controlo de taxas aparentes de imposto ou de contribuições sociais: são compatíveis com a legislação aplicável?
Balanço do emprego (por ramo e modo de produção): é a base de toda a avaliação da parte informal da economia. A pessoa responsável deverá propor um “balanço intercalar”. Este balanço será depois aperfeiçoado ao longo de todo o processo de elaboração da conta.
A pessoa encarregada desta missão é um contabilista nacional experiente, especializado no programa ERETES
A missão relativa às pré-arbitragens tem a duração de uma semana no país em questão