![]() |
Instalação---> |
Um país pretende dotar-se de uma solução informática para elaborar as suas contas nacionais. É informado das possibilidades oferecidas pelo ERETES. Entende que este programa corresponde às suas expectativas e se pode inserir no contexto da sua equipa de contabilistas nacionais. Obtém o acordo de princípio de um dos proprietários (Eurostat ou Ministério dos Negócios Estrangeiros francês). A viabilidade deste projecto de instalação está adquirida.
A missão de identificação deve analisar o ambiente material, informático e estatístico local em função das necessidades do ERETES e propor as adaptações necessárias. Uma apresentação aprofundada do programa ajudará os utilizadores a participarem nesta análise.
Se necessário, poderá escolher-se o ano de base e estabelecer-se um calendário de elaboração da primeira campanha de contas
A análise da situação informática listará as eventuais necessidades em material, programas e formação de base em burótica.
A análise da situação estatística fará um primeiro recenseamento das informações disponíveis e identificará as eventuais acções a desenvolver para completar os dados introduzidos no programa.
A apresentação aprofundada deixará ampla margem para a manipulação da ferramenta pelos futuros utilizadores. Dará uma visão de conjunto do trabalho a efectuar para permitir apreciar a sua amplitude e tomar a decisão de instalar (ou de renunciar a instalar) o ERETES com pleno conhecimento de causa.
Se a decisão de instalar o ERETES se confirmar, será definido o calendário de instalação. Em média, são necessários 2 anos para elaborar um ano de base mais um ano corrente. Ao fim destes 2 anos, a equipa domina perfeitamente o trabalho com o ERETES.
A pessoa responsável por esta missão é um contabilista nacional experimentado, especialista no programa ERETES.
A missão de identificação tem uma duração de dez dias no país em causa.