Inputs Outputs

 

Aspectos informáticos

A configuração material:

O ERETES será instalado em computadores de tipo PC (Pentium), com memória igual ou superior a 64 Mb e com espaço livre em disco de pelo menos 600 Mb.

Para a instalação dos programas, é necessário o acesso a um CD-ROM.

Os utilizadores deverão ter acesso, naturalmente, a uma impressora, para a edição dos seus quadros.

Configuração do programa:

O ERETES foi concebido para funcionar com o Microsoft®Windows 9X/NT/2000/XP.

Para funcionar, o ERETES utiliza o interpretador de comandos associado à linguagem Progress® . Por outro lado, as bases de dados ERETES utilizam o motor de base de dados Progress® . Por isso, é indispensável que em cada computador que aloja o ERETES esteja instalado o Progress® Personal RDBMS™.

O ERETES deve ser instalado localmente em cada posto de trabalho.

O ERETES dialoga com o Microsoft® Excel para produzir quadros directamente utilizáveis nesta folha de cálculo, que deve, portanto, estar instalada nos postos de trabalho.

Redes e partilha de tarefas:

O ERETES não é uma aplicação cliente-servidor. A base de dados é utilizada apenas em modo mono-utilizador. No entanto, os contabilistas nacionais partilham as tarefas e as informações num quadro estruturado e seguro. Para este efeito, o ERETES utiliza técnicas de extracção/carregamento e de descentralização/repatriamento. Estes processos são inteiramente gerados pelo programa e não exigem competências informáticas por parte do utilizador.

A base de dados:

Toda a informação relativa a um ano de conta é armazenada numa base de dados. O motor da base de dados é o SGBD Progress® versão 9.

A linguagem de programação:

ERETES foi desenvolvido em linguagem de 4ª geração Progress®.


Voltar ao topo da página